segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


Portaria com preço da uva será divulgada dia 22

Documento venceu no dia 31 de dezembro de 2012, nova portaria garantirá o preço mínimo da uva Isabel para os produtores

Na próxima sexta-feira, 22, estará em Bento Gonçalves o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller. 

Durante a visita, o secretário deverá anunciar a renovação da portaria interministerial que regulamenta os leilões de Prêmio para Escoamento de Produtos (PEP), que regulamenta o preço da uva. Esta portaria venceu no dia 31 de dezembro de 2012. 
O deputado federal Jerônimo Goergen (PP) também visitará Bento junto com o secretário. De acordo com o parlamentar, o titular da Mapa já havia demonstrado o interesse em renovar a portaria: “fizemos uma reunião em Brasília onde estiveram várias lideranças do setor, e o assunto foi encaminhado ao Ministério”. 
O vice-prefeito de Bento, Mário Gabardo, participou da reunião em Brasília, e enfatizou a importância da portaria que estipula o preço: “com a medida os produtores tem uma garantia de que se o valor  de comercialização no mercado estiver realmente abaixo do preço estipulado pelo Governo, o Ministério da Agricultura agirá”, afirma.

Para este ano já está definido o preço mínimo da uva industrial, a uva Isabel, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O valor ficou em R$ 0,57/kg

A portaria que regulamenta os valores da uva está baseada na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). O documento está sendo finalizados por técnicos do Ministério da Fazenda (MF) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), e deve ser publicado nossos próximos dias. 
A portaria fica à disposição do setor vitivinícola, e pode ser utilizado sempre que o valor recebido for inferior ao estípulado pelo governo federal. 
Para o deputado Goergen o documento valoriza os produtores, mas também a cadeia produtiva da uva e do vinho, uma vez que os recursos serão aplicados diretamente no setor. 
A expectativa é de que sejam processadas 500 toneladas da uva Isabel no Rio Grande do Sul, o estado é responsável por aproximadamente 90% da produção nacional. 
A variedade da uva é utilizada para produção de sucos, vinhos e derivados.

FONTE: www.jornalsemanario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário