quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Boas chuvas aumentam expectativa para a safra na região de Ibirubá
As chuvas que atingiram a região nos últimos dias são bastante favoráveis para o desenvolvimento da soja. Em entrevista, o técnico agrícola José C. Tonello, da Cotribá, comentou como está o desenvolvimento da cultura e das perspectivas para a safra 2013.

Em regiões ontem choveu menos, como Fazenda Itaíba (19 mm nas últimas duas semanas), a recuperação das lavouras é mais lenta. No restante da região, como Boa Vista e Quinze de Novembro, onde há mais umidade, se espera boa produtividade.
“De agora em diante o ideal seria uma precipitação a cada 10 dias, em média, para que normalize. A partir deste momento o que não pode acontecer é uma nova estiagem. As perspectivas são boas, já que voltou a chover na região e esperamos que continue”, comenta Tonello.
A previsão de chuva é acima do normal para a região - e é o que a região espera. As noites mais frias e manhãs com temperaturas amenas também favorecem a recuperação da cultura.
Atualmente, o desenvolvimento da soja está muito acima do ano passado, quando ocorreu uma grande estiagem. Este ano a cultura teve um bom desenvolvimento inicial e o produtor usa a tecnologia, o que é também ponto positivo.
“De agora em diante a soja precisa de umidade para desenvolver sua carga produtiva”, finaliza o técnico.

Fonte: Jornal Visão Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário