quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


Apicultor pede atenção na aplicação de veneno nas lavouras

Apicultores do município de Ijuí devem colher em torno de 50 toneladas de mel, um índice 50% abaixo da safra 2012. Além dos problemas climáticos, como excesso de chuva, essa redução na colheita deste ano deve-se, principalmente, ao envenenamento de abelhas por conta do uso de agrotóxicos para o combate de pragas naturais nas lavouras de soja.

"Vivemos um momento de expectativa, porque é o momento de realizarmos a colheita do mel. Diferente de 2012, quando tivemos uma safra excelente, esse ano por problemas climáticos a tendência é produzir uma quantia cerca de 50% menor do que na safra anterior. Além desses problemas, nós temos a questão do uso de agrotóxicos nas lavouras de soja", explica o tesoureiro da Associação dos Apicultores de Ijuí, Djalmar Schimidt. "Temos identificado alguns apicultores que perderam suas colmeias por intoxicação decorrente do uso desses agrotóxicos, principalmente, para o controle da lagarta da soja".
Não há como controlar esta situação, apenas contorná-la: "O que a gente recomenda é que haja o bom senso quando o agricultor vai realizar o uso de algum agrotóxico. Se ele sabe que na sua propriedade existe um apiário (colmeias com abelhas), que comunique  o apicultor, para que este feche sua colmeia para evitar que as abelhas morram por envenenamentos", alertou Schimidt.
Existem atualmente no município, em torno de cinco mil colmeias, e se avaliadas esse número dentro de uma macrorregião, juntos chegam a produzir, em tempos de safra normal, uma média de 100 toneladas. "É bastante significativa essa quebra na safra em função de que o mercado do mel está bastante aquecido, tanto o mercado interno quanto externo, já que todo o mel que é produzido e colocado no comércio, é vendido", avalia o apicultor.
Para resolver o problema do envenenamento das abelhas por agrotóxicos, Schimidt sugere que haja um diálogo entre agricultores e apicultores, pois as abelhas colaboram na polinização das flores de soja, aumentando a produtividade das lavouras. "O processo de autopolinização da soja é aperfeiçoado pelas abelhas, quando na coleta do néctar junto às suas flores, ocasionando uma aumento de até 36% na produtividade da lavoura", acentua. "Acredito que em um futuro próximo haja um convênio entre apicultores e agricultores para um aumento na produção de ambas culturas".

FONTE:www.jmijui.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário