quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Governo federal pretende estimular plantio de trigo com Plano Safra de Inverno
Medida mais esperada pelo setor é o reajuste no preço mínimo.

O governo federal deve anunciar nos próximos dias o Plano Safra para culturas de inverno. Com as medidas, o Ministério da Agricutura pretende estimular o plantio de trigo. O que o setor mais quer, o reajuste no preço mínimo, vai sair, mas o valor ainda não foi divulgado. O Conselho Monetário Nacional se reúne na próxima quinta, dia 28, para aprovar esse voto agrícola. Além disso, haverá redução nos juros.

O que o governo federal e o setor esperam é que o plantio de trigo aumente. O objetivo é melhorar o resultado de 2012, quando foi colhida a menor safra dos últimos cinco anos, devido à problemas climáticos e redução na área plantada. Foram pouco mais de quatro milhões de toneladas. Para garantir o abastecimento interno, o país precisa recorrer às importações, todos os anos, de sete milhões de toneladas.

Para estimular a produção de trigo, o governo reduzirá os juros do custeio agrícola, que vão passar de 6,75% para 5,5% ao ano. Atualmente o preço mínimo é de R$ 420,00 a tonelada.

— Para nós, além dos recursos a mais que deverão ser disponibilizados, também corrigir os preços mínimos será importante para que haja a cobertura efetiva dos custos de produção dos nossos agricultores e efetivamente tenha ganho real em cima de toda essa situação — afirma o secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris.

Os detalhes do Plano Safra de Inverno serão anunciados pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, na semana que vem, quando ele irá participar da Feira Internacional de Agronegócio (Expodireto), na cidade de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul. Para a semana que vem, o Ministério da Agricultura deverá publicar uma Portaria que garanta a sustentação do preço da uva por meio de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP).

FONTE: www.cotrijuc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário