quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Chuvas garantem produtividade na região de Erechim

Chuvas garantem produtividade
Colheita da soja deve iniciar nos próximos dias

Após uma noite de intensas precipitações, a chuva, além de não provocar danos expressivos, trouxe mais alívio às lavouras de soja e milho da região.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Erechim, apenas uma casa, no bairro Atlântico, sofreu um destelhamento parcial.
Conforme o gerente adjunto do escritório Regional da Emater de Erechim, Paulo Cezar Trierveiler, a média de chuvas registradas na região na noite do último domingo variou entre 30 e 48 milímetros, o que contribuiu para a boa média registrada durante todo o período, tendo em janeiro uma média de 130, chegando a 160 milímetros em alguns locais e a média de 80 a 100 milímetros em fevereiro, dependendo também do local.
Ainda de acordo com Trierveiler, tirando um pequeno percentual em fase ainda de floração, 80% da cultura de soja já se encontra em enchimento de grãos, com a colheita prevista já para os próximos dias, enquanto que o milho já completou o ciclo, com 10 % de sua cultura já colhida, 65% já apta a ser colhida, tem apenas 25% em fase de enchimento de grãos.
Com exceção de um intervalo de 20 dias (17-01 a 04-02), janeiro até neste momento, segundo Trierveiler, o índice de precipitações está sendo bom. Conforme ele, as lavouras mais atingidas por este período de estiagem, em sua grande maioria estão conseguindo se recuperar e se o tempo permanecer com os índices registrados até agora, a expectativa de colheita ficará dentro do normal previsto pela Emater. Para a  soja é esperada produtividade de 50 sacas por hectares - diferente do ano passado que alcançou apenas a média de 28 em razão da grande estiagem.  Já para o milho a expectativa é de 98 sacas por hectare, ou seja, uma perda de 10%, segundo perspectiva de alguns produtores.
Em alguns locais, próximos a bacia do rio Inhandava, principalmente nos municípios de Áurea, Carlos Gomes, Centenário e Viadutos, há, segundo a Emater, um bolsão de seca que vem se mantendo e comprometendo tais culturas, inclusive em algumas lavoras a níveis de irreversibilidade.
De acordo com a meteorologia, até o dia 2 de março se espera grandes volumes de chuvas, quase interruptas para a região, retardando a colheita das lavouras já em fase final, o que poderá comprometer a qualidade dos cereais, mas de forma geral, as principais safras de verão da região estarão trazendo lucratividade para os produtores rurais.

FONTE: www.jornalbomdia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário