segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Evento apresentará tecnologias para sistemas de produção em terras baixas
O Dia de Campo “Sistemas Integrados de Produção em Terras Baixas” é o primeiro evento do gênero realizado pelo convênio Embrapa/ Irga e ocorre amanhã, dia 26, na unidade de Bagé da Embrapa.
De acordo com o analista da Embrapa Pecuária Sul e coordenador do convênio, Marcelo Pilon, o evento celebrará os resultados obtidos até agora com a parceria entre as duas instituições de pesquisa. “Nosso objetivo é demonstrar as tecnologias dos sistemas integrados de produção possíveis de serem utilizadas pelo produtor em áreas de terras baixas”, explica Pilon. Das dez estações experimentais, quatro serão do Irga, que apresentará soja em microcamalhão; milho em microcamalhão; o ensaio de rendimento Irga 424 RI, cultivar ainda a ser lançada em 2014; e todas as linhagens promissoras do Instituto e seus ensaios de rendimentos.

Estações apresentarão pesquisas da Embrapa

Já nas estações da Embrapa Pecuária Sul, serão apresentados ensaios com três diferentes forrageiras. A pesquisadora Márcia Silveira mostrará as atividades com o sorgo forrageiro, e seu uso sobre um sistema rotativo de animais, com manejo por altura. O pesquisador Gustavo Martins falará sobre o processo de produção e manejo de sementeiras de trevo branco realizado na área de terras baixas da Unidade. Na ocasião, o Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Daniel Montardo, juntamente com o pesquisador João Carlos Oliveira apresentarão os aspectos produtivos da BRS-Estribo de capim sudão. Esta é uma nova cultivar desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul em parceria com a Associação Sul-Brasileira de Fomento à Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto)e Ufrgs, que será lançada, em março, na Expodireto 2013.
Outras duas unidades da Embrapa estarão presentes com estações experimentais falando sobre ensaios com soja e arroz. A Embrapa Trigo, de Passo Fundo, apresentará os trabalhos que vem realizando com cinco materiais de soja em sistemas irrigados e não irrigados, e também com e sem uso de microcamalhão. Já a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, abordará o tema “Estratégias de irrigação para redução do uso de água em arroz irrigado”, em que irá demonstrar a avaliação dos sistemas de irrigação aeróbico, intermitente e convencional, todos por inundação.
Na Estação Ihara, uma das patrocinadoras do evento, o participante poderá ficar a par do manejo preconizado pela empresa com defensivos agrícolas para culturas de arroz e soja. Além da Ihara, patrocinam o evento, as empresas Basf e Syngenta.
Os interessados em participar do Dia de Campo na Embrapa Pecuária Sul serão recepcionados às 8 horas nas próprias estações, onde serão feitas as inscrições e a formação dos grupos para visitação.
O evento ocorrerá nos campos experimentais da Embrapa Pecuária Sul, que tem acesso em frente ao portão principal, localizado na BR-153, km 603, Bagé-RS. Para os produtores interessados em participar, o Irga estará disponibilizando um ônibus para o transporte, cuja saída será às 7h30min na sede da entidade em Bagé (Rua Marechal Floriano, nº 1128).


FONTE: www.jornalfolhadosul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário