quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Gaúchos antecipam compra de adubos e vendas avançam 11%
As entregas de fertilizantes, destinados ao preparo das áreas a serem cultivadas com cereais de inverno, tiveram um incremento de 11% em janeiro de 2013, em um comparativo com o mesmo mês de 2012. Segundo o Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (Siargs), o volume entregue foi de 97,2 mil toneladas, ante as 87 mil toneladas comercializadas no mesmo período do ano passado.A valorização dos preços dos grãos, especialmente soja e arroz, motivou os produtores a anteciparem as compras, que costumavam ocorrer no mês de agosto. "A relação de troca de fertilizantes por grãos está muito interessante, pela estabilidade do mercado externo", informou o presidente interino do Siargs, Marcelo Schiavon.
O dirigente afirma que, no ano de 2012, a entrega de fertilizantes cresceu 7%, atingindo um volume de 3,538 milhões de toneladas. Em 2011, o volume foi de 3,299 milhões, e em 2010 chegou a 3,1 milhões. O incremento, verificado ano a ano, deve-se à maior capitalização dos produtores e à preocupação em investir na aplicação de mais ferramentas tecnológicas nas lavouras. "O aumento de produtividade é o foco do momento, a salvação da lavoura, pois não contamos com área para crescer", apontou Schiavon. Além disso, a migração de áreas de pastagens para o cultivo de soja também é apontado como propulsor das vendas dos insumos. O presidente disse que, mesmo com o aumento da compra de fertilizantes, a aplicação dos mesmos a campo encontra-se aquém do ideal. Segundo ele, nos Estados Unidos, o produtor costuma aplicar, em média, 500 kg de fertilizantes por hectare. No Estado, esse valor não ultrapassa 250 kg do produto por hectare", disse Schiavon.
No Brasil, foram entregues, em janeiro de 2013, 2,02 milhões de toneladas de adubos, conforme dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), volume considerado 8,6% maior do que o registrado em janeiro do ano passado, quando foram vendidas 1,86 milhão de toneladas de adubos. Este é o maior volume mensal verificado para janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário