quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Expodireto: Emater/RS-Ascar divulga cultivares de batata tolerantes à seca

A batata é o quarto produto agrícola produzido no mundo - fica atrás do trigo, arroz e milho -, e o terceiro mais consumido, já que o milho vem sendo utilizado também na produção de etanol. No Brasil, são produzidos, anualmente, mais de 3,5 milhões de toneladas do tubérculo, o que contribui para a segurança alimentar do país. “É uma cultura de subsistência”, defendeu o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ivan Guarienti.

Preocupados em diversificar o cardápio dos brasileiros e diminuir os custos de produção, a Emater/RS-Ascar leva até a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, variedades de batata-inglesa mais tolerantes à seca do que as variedades importadas e mais rentáveis ao produtor. As cultivares, desenvolvidas no Brasil pela Embrapa Clima Temperado, BRS Ana, BRS Clara, BRS Elisa e Cristal foram plantadas na parcela da Horticultura e Fruticultura. “Essas variedades têm mais rusticidade do que as variedades importadas, exigem menos fertilizantes e pesticidas e são mais tolerantes à seca porque seu sistema radicular é mais desenvolvido”, explicou o líder do Programa de Melhoramento Genético da Batata, da Embrapa Clima Temperado, engenheiro agrônomo Arione Pereira. 

A região que mais produz batata no Estado, segundo Pereira, é a dos Campos de Cima da Serra. Em escala nacional, o Rio Grande do Sul é o quarto maior produtor, atrás de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Ainda segundo o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, a pesquisa, validação e transferência de cultivares de batata também envolvem a unidade de Serviço da Embrapa de Canoinhas (SC), Embrapa Hortaliças (DF), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Associação Brasileira da Batata (ABBA), Associação dos Bataticultores de Minas Gerais (Abmig), Cooperativa Agrícola Mista de Ibiraiaras Ltda (Coopibi), Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul Ltda (Coopar) e Emater/RS-Ascar. 

A batata na Cozinha Didática da Emater/RS-Ascar

Cozida, assada ou frita, a batata é uma hortaliça muito versátil. O que pouca gente sabe é que ela é rica não apenas em carboidratos, mas em proteínas de alta qualidade, além de sais minerais e vitaminas C e do complexo B (niacina, tiamina e B6). É fonte de ferro, fósforo, magnésio e potássio. “Existe um problema seríssimo, as pessoas não conhecem a aptidão de cada variedade”, disse o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Arione Pereira. As cultivares Ana e Cristal, por exemplo, são apropriadas para purês e batatas fritas. 

O tema ganhará destaque na Cozinha Didática que a Emater/RS-Ascar coordena na Expodireto Cotrijal. Com receitas de esfirra de batata, pão de ló, bolas de purê com frango, bolo salgado e pão de batata, as extensionistas reforçarão as políticas públicas que o país e o Estado têm adotado para combater a fome, dentre elas, o Plano Brasil Sem Miséria e sua versão gaúcha, RS Mais Igual. No Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar desenvolve trabalhos de segurança alimentar com famílias do meio rural, em especial, aquelas em situação de pobreza extrema, quilombolas e indígenas.

Segundo a coordenadora de Bem-Estar Social da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Luciana Gobbi, as Oficinas de Receitas com Batata, na Cozinha Didática, serão realizadas em todos os dias da Expodireto Cotrijal, às 10h, 13h30min e 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário