sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Embrapa apresenta variedade de uva específica para a produção de suco

Os pesquisadores da Embrapa no Rio Grande do Sul desenvolveram uma nova variedade de uva específica para a elaboração de sucos 




O trabalho foi realizado com o objetivo de buscar uma fruta com alto teor de açúcar, grande produtividade e baixo custo da produção.
A colheita no campo é o resultado de quase 15 anos de pesquisa. Foi preciso fazer muitos testes até chegar à cultivar hìbrida de uva específica para a elaboração de suco. A uva magna foi cultivada durante quatro anos de forma experimental. Na pesquisa, ficou confirmado que a variedade se adapta a vários climas.

“Essa ampla adaptação climática faz dela uma variedade adequada para ser cultivada em outros municípios do Rio Grande do Sul como em outros estados do Brasil. Ela foi validada tanto em São Paulo como em Mato Grosso e apresentou as mesmas características observadas no Rio Grande do Sul”, diz Lucas Garrido, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho.

A produtividade média de cada hectare cultivado com a nova variedade de uva fica entre 25 e 30 toneladas. Cada cacho pode pesar de 320 a 350 gramas. Outra característica da nova cultivar é a alta concentração de açúcar. Enquanto as outras variedades específicas para suco tem um teor de 14º a 15º brix, a BRS Magna apresenta um índice entre 17º e 19º. A reunião dessas características chama a atenção na elaboração do suco em relação à cor, ao aroma e ao sabor. A Embrapa espera disponibilizar essa variedade para o mercado a partir de julho.

FONTE: www.portaldoagronegocio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário