terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Com alta no preço dos combustíveis, implantação da safra de inverno deve ficar mais cara, prevê Fecoagro
Segundo a entidade, produtor tem que estar preparado para queda na rentabilidade

A implantação das lavouras na próxima safra de inverno deverá ficar mais cara. A projeção é feita pela Federação das Cooperativas Agrícolas do Rio Grande do Sul (Fecoagro) com base na alta de preço do óleo diesel. Segundo a entidade, o produtor tem que estar preparado para uma queda na rentabilidade.
O reajuste promovido pelo governo no preço dos combustíveis deverá ser sentido pelos produtores rurais já nesta safra. A alta de 5,4% no óleo diesel deve impactar no custo de atividades como colheita e transporte da produção. Segundo o economista da Fecoagro, Tarcísio Minetto, o prejuízo deve ser observado também na implantação da próxima safra de inverno. o agricultor terá que contar com uma perda de R$ 0,19 por saca de soja. O valor corresponde a uma elevação de 10,22% para 10,34% na participação dessas duas atividades no custo de produção da soja. Pode parecer pouco, mas em um hectare, a expectativa é de uma queda de rentabilidade de até R$ 12,00.
— O impacto no caso das culturas de inverno será maior porque vai atingir desde o preparo da lavoura até a colheita. Isso vai impactar também no preço do frete. Falando em frete, nós temos ainda mais três elementos. A nova legislação dos caminhoneiros vai impactar no custo. Em tese, vamos ter uma safra normal e a demanda por frete vai aumentar o valor do frete e agora com esse aumento dos combustíveis, somado a esses três itens significa menos competitividade — explica Minetto.
A associação que reúne as empresas de transporte de cargas no Brasil admite que o frete agrícola poderá ficar 50% em consequência da alta do diesel e da nova legislação para caminhoneiros.

FONTE: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário