terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Coleta de embalagens supera expectativas em Boa Vista das Missões

A mobilização para coleta de embalagens de agrotóxicos realizada no município de Boa Vista das Missões, durante toda a sexta-feira (22/02), superou as expectativas dos organizadores. A ação contou com o apoio da prefeitura, da Emater/RS-Ascar, Plantasul, Agrobon e da Cooperativa Mista Tucunduva Ltda (Comtul).

O descarte das embalagens aconteceu nas dependências da filial da Comtul no município. As próximas coletas serão realizadas dia 26 de março, na Agrobon, e dia 3 de setembro, na Plantasul.

Para o agricultor Arareu Camara Bueno, essa iniciativa colabora diretamente com o trabalho do produtor rural. “É muito bom ter um espaço para descartar as embalagens de agrotóxicos, pois somos cobrados pelas leis ambientais a não mantermos esses recipientes em nossas propriedades ou descartá-los de forma incorreta, portanto, essas ações só beneficiam os agricultores”. 

As embalagens recolhidas são entregues para uma empresa especializada que realiza a reciclagem do material, transformando-o em encanamento de esgoto doméstico. O gerente da unidade da Comtul em Boa Vista das Missões, Josenir Portela, explica que todos os anos a cooperativa realiza esse tipo de coleta. “Nossa intenção é fortalecer e incentivar o produtor, conscientizando sobre o descarte correto das embalagens de agrotóxicos”.

Essa orientação provém do trabalho constante da Emater/RS-Ascar em realizar ações de coleta. Há mais de 10 anos a Instituição é parceira de iniciativas como esta, alertando sempre os agricultores dos perigos do descarte inadequado dos recipientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário