terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Dia de Campo reúne produtores em Candelária
Mais uma vez a parceria entre o Instituto Riograndense de Arroz (Irga), o Sicredi e demais entidades, para a realização do Dia de Campo, resultou em sucesso. Neste ano, o evento ocorreu na propriedade de Alberto Melchior, localizada na Linha do Rio. A programação iniciou às 7h30 e encerrou com o tradicional almoço na comunidade da Linha Alta. Durante a atividade estiveram presentes mais de 100 pessoas, vindas de  Vale do Sol, Cerro Branco, Novo Cabrais, além de Candelária. A ação contou com a presença do presidente do Irga, Cláudio Pereira, do secretário de Agricultura de Cerro Branco, Venei Rodrigues, e de representantes da regional e do Sicredi.
De acordo com o engenheiro agrônomo Luciano Siqueira, responsável pelo Núcleo de Assistência Técnica de Candelária, primeiramente, foram apresentadas aos produtores as novas cultivares, - Irga 426, 427 e 428 -, suas qualidades e vantagens. "Salientamos ainda a Irga 425 que já vinha sendo utilizada, especificamente no sistema pré-germinado", pontua. Após foram debatidos os manejos de invasoras, pragas e doenças. "Para o controle de invasoras receitamos um manejo diferenciado. Para o controle de doenças e pragas, os produtores devem fazer o monitoramento da lavoura. Nesta safra, por exemplo, apareceu muita lagarta, circunstância que acabou preocupando os produtores. Em função disso eles acabam aplicando demasiadamente os produtos que combatem o inseto, eliminando, também, o inimigo natural", frisa.
Entre os tópicos citados pelo presidente do Irga, Cláudio Pereira, está a expectativa para a colheita da safra 2012/2013, que é boa para todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, foram semeados mais de um milhão de hectares e a intenção é de que os produtores gaúchos colham 7,85 milhões de toneladas do grão. Além disso, Pereira informou a realização do Dia de Campo estadual no dia 7 de março em Cachoeirinha.
Segundo Siqueira o evento deste ano teve um diferencial. "Desta vez os produtores tiveram mais tempo para tirar dúvidas e trocar ideias, pois reservamos 15 minutos para as palestras em cada estação e cinco para perguntas dos agricultores", disse, ponderando que a troca de experiências entre os participantes foi significativa. "O pessoal gostou das palestras. Muito boa a edição deste ano" completa. O engenheiro aproveita para agradecer o produtor Alberto Melchior, pela disponibilidade da área.
INÍCIO DA COLHEITA - Em Candelária, as primeiras lavouras de arroz colhidas ficam localizadas na Linha Facão e Palmeira. Conforme o engenheiro agrônomo, Luciano Siqueira, o maior índice da colheita deva começar a partir do próximo dia 15. O município semeou nesta safra 17.486 hectares de arroz. 


FONTE: www.folhadecandelaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário