segunda-feira, 11 de março de 2013

Área de trigo não deverá sofrer aumento em Santo Ângelo
 
A Emater de Santo Ângelo não projeta um aumento de área de lavouras de trigo no município, em relação à safra passada que foi de 15 mil hectares.
Conforme informações prestadas ontem pelo chefe do escritório do órgão, engenheiro agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues, a área deverá ser a mesma cultivada em 2012. Já a Federação da Agricultura do Estado (Farsul) estima em um incremento de 10% da área no território gaúcho.
“Estamos mantendo contatos com agricultores, porém esta expectativa poderá ser alterada uma vez que o preço da saca de 60 quilos da cultura no mercado está bem melhor do que anos anteriores”, alega.
Outro fator que pode influenciar no crescimento da área plantada com trigo na Capital das Missões é a perspectiva de uma boa safra de soja. O período recomendado de cultivo do cereal em 2013, conforme zoneamento agrícola do município é a partir do final de maio até segunda quinzena de junho. A colheita deverá ocorrer da segunda quinzena de outubro aos primeiros 15 dias de novembro, prevê o agrônomo.
Em 2012, em uma área de 15 mil hectares, a quebra nas lavouras de trigo foi de em torno de 25% em virtude da geada no final de setembro e chuvas excessivas em outubro. A previsão inicial era de obter uma produtividade de 40 sacas/ha. Porém, a média final ficou em 30 sacas por hectare.
Já em 2011, a Emater registrou uma produtividade recorde na história da safra de trigo em Santo Ângelo. A produtividade média final ficou em 50 sacas/ha, o que representou 25% a mais que a inicial projetada, que era de 40 sacas/ha. Naquele ano, foram plantados 13,5 mil hectares. As condições climáticas foram favoráveis durante todo ciclo da cultura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário