segunda-feira, 4 de março de 2013

Senar-RS promove oficinas de irrigação na Expodireto 2013

 
Senar-RS promove oficinas de irrigação na Expodireto 2013
 
Irrigação, Agricultura de Precisão, Gestão Rural e Inclusão Digital serão os temas trabalhados nas oficinas técnicas oferecidas pelo Senar-RS na Expodireto, de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque. Técnicos estarão promovendo uma série de atividades interativas com o público, que remetem aos conteúdos dos cursos de qualificação profissional. Dentre elas, estarão os jogos de simulação do Senar. Por meio de um simulador de aplicação de defensivos agrícolas, o público poderá interagir com equipamentos de agricultura de precisão e ainda ganhar prêmios. O objetivo será aplicar o produto na lavoura obtendo o menor número possível de área de transpasse de aplicação, evitando assim o desperdício de produto. Os técnicos do Senar estarão auxiliando para que o participante obtenha o melhor resultado possível, semelhante ao que acontece nos cursos gratuitos de agricultura de precisão, promovidos pelo Senar-RS.
 
As diferentes técnicas de irrigação será outro tema apresentado pelo Senar-RS, conscientizando o produtor sobre a importância da correta utilização desse sistemas para potencializar a produção de diversas culturas, além de obter melhor uso e conservação da água. Em um espaço criado especialmente para demonstrações práticas, instrutores repassarão informações aos interessados sobre os sistemas de gotejamento, aspersão, microaspersão e pivô central, além do passo-a-passo de como começar a irrigação na propriedade. Também será apresentada uma mini-estação meteorológica, produzida nos Estados Unidos, que calcula todos os parâmetros necessários (velocidade do vento, temperatura do ar, irradiação e volume pluviométrico). O equipamento indica ao produtor, no fim do dia, a quantidade de água que deve ser aplicada em cada uma das culturas.
 
O Senar-RS também estará fazendo um forte trabalho na divulgação de cursos que oferece na área de gestão rural. A instituição conta com cursos e programas específicos no tema, capaz de levar o produtor a ter outra visão de seu negócio, transformando métodos informais de tratamento dos sistemas produtivos em conhecimento específico. “Estamos com uma variedade de cursos disponíveis, voltados para o planejamento financeiro, empreendedorismo e para liderança” – confirmou o superintendente da entidade, Gilmar Tietböhl.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário