quinta-feira, 14 de março de 2013


Ervateiros substituem áreas de mate por soja

A bebida mais tradicional entre os gaúchos tem sofrido aumento gradativamente. Segundo pesquisa divulgada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o preço da erva-mate subiu 18%, em um ano, no Estado, sendo que desde janeiro deste ano esse aumento foi de 6% no valor do produto.
São muitos os fatores que influenciam o preço, sendo que o aumento na exportação e a valorização do grão de soja são apontados como os dois motivos principais, por um dos proprietários da ervateira Seiva Pura, José Humberto Bagetti.
"A maior parte da erva para o consumo vem de Paraná e Santa Catarina. Aqui na região, há anos os produtores vêm arrancando os pés de erva-mate, porque o retorno que gerava ao produtor não era muito satisfatório. Em contrapartida, melhorou o preço da soja, o que tonou mais viável optar por esta cultura, pela valorização do grão", explica Bagetti.
Segundo ele, esse aumento no preço do produto sofre influência direta da Lei da Oferta e da Procura. Além do RS importar erva-mate de outros Estados, a melhora no preço do dólar impulsionou a exportação do produto para outros países, inclusive com a abertura de novos mercados, como a Ásia e a China.
"O dólar melhorou e fez com que exportassem um pouco mais", disse Bagetti. "Os produtores da região se desmotivaram, quem segurou mais a produção de erva no Estado foi Ilópolis e Arvorezinha, onde pequenos produtores acreditaram nessa cultura."
Exemplo dessa realidade é a plantação de erva-mate do produtor ijuiense Noel Mathioni, que optou pela plantação de soja. Além disso, sua esposa conta que  atualmente eles vendem a erva-mate verde.
Bagetti diz que o preço da matéria-prima subiu mais de 30%. A indústria está segurando esse aumento, mas já adianta que o preço deve continuar subindo: "Em um ano, quase dobrou o preço da erva verde, que ano passado era de 7 arrobas, hoje passa de 15 arrobas", explica.
Mesmo com a alta no preço, a bebida não deve deixar de ser consumida: "Um chimarrão se torna mais barato do que um café ou um refrigerante."
FONTE: www.jmijui.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário