sexta-feira, 15 de março de 2013


Produtores de São Sepé começam a investir no cultivo de uvas


IMG_4772
A ideia da diversificação de culturas está se espalhando por São Sepé. O projeto do Executivo, que pretende estimular diferentes cultivos na cidade, começa a ganhar adeptos e a produção começa a apresentar uma alternativa econômica aos produtores.
Foi o que pensou o produtor José Leonardo Schaf, da localidade da Coxilha Verde, quando pegou a estrada rumo à Serra Gaúcha. Na terra dos vinhedos, o sepeense foi em busca de orientação técnica para saber se sua terra podia ser palco da produção de parreirais. Schaf voltou da cidade de Bento Gonçalves com a certeza de que podia expandir sua cultura, antes voltada apenas ao arroz e a soja.
A ideia que nasceu há seis anos, hoje se transforma na matéria prima para produção de sucos e vinhos. “Sempre tive em mente que poderia produzir uvas na minha terra. Hoje comercializo meus produtos e tenho um lucro alternativo às produções comuns na região”, destaca o produtor.
Em um espaço com cerca de um hectare, Schaf consegue produzir até 20 mil quilos de uva. Além de comercializar os subprodutos, ele também comercializa os cachos de uva moscato com supermercados da cidade. “Na época da colheita, ainda contrato um grupo de trabalhadores para dar assistência. Além disso, as pessoas gostam de consumir um produto que tem procedência, que sabem que é da nossa terra”, afirmou.

Da mesma opinião partilha o prefeito Léo Girardello. Defensor da diversificação na produção, o prefeito de São Sepé recebeu uma amostra do suco produzido na localidade e destacou que vai levar um material para empresas da serra. “Precisamos mostrar para as empresas que temos condições de tirar produtos de qualidade da nossa terra. Esta é uma ideia que sempre tivemos e agora vamos começar a colocar em prática. A união de culturas, mesmo que em um pequeno espaço, junto à irrigação, garantem a eficiência e a certeza de retorno econômico”, exemplificou.

FONTE: www.jornaldogarcia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário