quarta-feira, 6 de março de 2013


RS busca autossuficiência na produção de milho

Fórum Nacional do Milho reúne autoridades do setor em Não-Me-Toque
Fórum Nacional do Milho reúne autoridades do setor em Não-Me-Toque
Foram definidas diversas demandas sobre a produção de milho no Estado e no Brasil, no 5º Fórum Nacional do Milho, realizado durante a Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque. O 5º Fórum Nacional do Milho levantou um problema que deve ser foco de muita discussão na Expodireto Cotrijal 2013: a dificuldade de escoamento da produção em função da falha no sistema.

O presidente da Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho), Cláudio de Jesus, conta que todas as entidades ligadas ao setor têm trabalhado na busca de mecanismos que resolvam a questão do déficit de milho no Estado, que ainda não é autossuficiente.
" O RS participa da exportação de milho do País, e importa mais. O ideal seria o RS produzir milho em autossuficiencia. Com certeza esse é o mecanismo que estamos procurando, através do aumento das áreas irrigadas, com um seguro de proteção ao produtor", disse Claúdio.
"Não falta milho no Brasil, falta planejamento de longo prazo do governo para auxiliar a cadeia do milho, já que a produção está concentrada em pontos distantes dos principais mercados consumidores", afirmou o consultor em agribusiness Carlos Cogo, que analisou a situação de oferta e demanda de milho no país e em nível internacional, os problemas que a cadeia enfrenta e quais são as possíveis soluções.
O Brasil produz cerca de 76 milhões de toneladas de milho, enquanto o consumo é de 52 milhões de toneladas. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no entanto, não são autossuficientes, em função da grande demanda dos grãos para os setores de produção de suínos e aves.
Será anunciado amanhã, o Plano Safra de Inverno, que tem a intenção de auxiliar a cadeia do milho na questão do armazenamento.

FONTE: www.jmijui.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário