terça-feira, 5 de março de 2013


Irga promove rodada internacional de negócios de arroz na Expodireto

Mais de 60 pessoas de 37 países participaram da Rodada de Negócios Internacional do Arroz realizada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na última segunda-feira (04/03), no primeiro dia da Expodireto Cotrijal 2013, em Não-Me-Toque. As rodadas tem o objetivo de promover o arroz brasileiro no mercado internacional. 

De acordo com o presidente do Irga, Claudio Pereira, é estratégico aproveitar um evento do porte da Expodireto para divulgar o arroz produzido no Estado: "O Brasil sempre foi um pais importador e estamos revertendo este quadro, pois em 2012 já vendemos 1 milhão e 600 mil toneladas para o mercado externo, o dobro do que compramos, e isso demonstra que estamos no caminho certo. Atividades como esta ajudam a impulsionar a comercialização, criar oportunidades e apresentar novos mercados para a indústria". 

Um dos países participantes da rodada foi Angola, que enviou como representante o diretor da Câmara de Comércio Afro-Brasileira. Rui Mucaje, que participa de seu primeiro evento na área agrícola, considerou que é muito importante para o seu país estreitar relações com o Brasil. "Todos sabem das necessidades que temos e, principalmente, na questão da segurança alimentar, por isso o arroz se torna um alimento tão essencial para nós", disse. 

Mucaje falou que, em um primeiro momento, está participando das rodadas de negociações com objetivo comercial, mas que pretende muito mais. Ele tem a missão de estabelecer relações com o instituto também na área técnica. "A transferência de tecnologia é muito importante para nós e sabemos que o Irga pode nos proporcionar essa troca". 

Para Sivia Hidalgo, analista de exportação da Cooperativa Arrozeira Extremo Sul, os encontros, além de boas oportunidades de negócios, trazem informações "valiosas" de mercado. "Em cada rodada, podemos conhecer um pouco mais de cada país e essas informações nos ajudam até no nosso planejamento estratégico", afirmou. 

Os encontros comerciais ocorreram no Pavilhão Internacional e tiveram a participação de segmentos da indústria, cooperativas agrícolas, produtores rurais e empresas importadoras. Os principais países que participaram das rodadas foram: Angola, Cuba, Espanha, Irã, Iraque, Peru, Nigéria, Ghana, Omã, Tunísia, Rússia, Benin e Togo.

FONTE: www.agrolink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário