terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Centro-Serra desponta na produção de uvas
Gorete Feck trabalha desde 2006 na colheita dos parreirais
A Associação dos Vitivinicultores do Centro-Serra (Avitis), em parceria com a Emater/RS-Ascar, Cooperativa Vinícola Serrana e Prefeitura de Passa Sete, realiza no dia 1º de fevereiro a Abertura Oficial da 5ª Colheita da Uva Centro-Serra. A proposta é valorizar a produção de uvas e vinhos dos agricultores integrados e divulgar as potencialidades vitiviníferas da região. A programação acontece a partir das 17 horas, nos vinhedos de João Francisco Calheiro, em Campo de Sobradinho, interior de Passa Sete.
Segundo o presidente da Avitis, Elson Busato, o potencial produtivo do Centro-Serra está em evidência e cresce a cada safra. “Nosso clima é melhor do que o da Serra Gaúcha para produção de uvas”, explica. O grau Brix das frutas, que indica a quantidade aproximada de açucares, é tido como um dos melhores do Rio Grande do Sul. Atualmente 16 famílias de Arroio do Tigre, Ibarama, Sobradinho e Passa Sete são associadas à entidade, que conta com o suporte das secretarias de Agricultura dos municípios, Emater/RS-Ascar, Sebrae, Senar e Embrapa.
Com cursos, dias de campo e assistência técnica especializada os vitivinicultores transformam seu modo de produção, desde os pomares até a fabricação artesanal dos vinhos e sucos nas cantinas. “Por meio da Avitis os associados têm a chance de se profissionalizar e de melhorar os resultados nas propriedades”, comenta. A associação existe desde 2001 e integra famílias com propriedades de até 4 hectares. “Somos um grupo de pequenos produtores que utiliza basicamente mão de obra familiar nos parreirais.”
Durante o período de colheita da uva, a Avitis ainda garante vagas de emprego para safreiros, que aproveitam a demanda de trabalho nas propriedades para garantir uma renda extra. A empregada doméstica Gorete Feck, de 36 anos, não descansa durante as férias. Desde 2006, ela utiliza o mês de fevereiro para trabalhar na ceifa das frutas. A disposição de Gorete, mãe de três filhos, garante aproximadamente R$ 50,00 por dia. “É um trabalho produtivo, mas que depende de prática, já que os parreirais são diferentes em cada propriedade”, diz.
SAIBA MAIS
O que: Abertura Oficial da 5ª Colheita da Uva Centro-Serra
Quando: dia 1º de fevereiro, às 17 horas
Onde: propriedade de João Francisco Calheiro, em Campo de Sobradinho, município de Passa Sete
Programação: visitação ao parreiral; apresentações culturais e degustação de produtos coloniais
Produção nos pomares
Os integrantes da Associação dos Vitivinicultores do Centro-Serra (Avitis) produzem uvas das variedades bordô, niágara branca e rosa, isabel, francesa e pinot noir. Alguns associados investem no cultivo de variedades viníferas, como cabernet, merlot e uvas finas brancas. A produção anual média é de 10 toneladas por hectare, podendo superar as 15 toneladas em algumas safras. Na atual colheita, em razão do estresse das plantas com a estiagem do ciclo anterior e das geadas registradas em outubro, a projeção é de uma quebra superior a 20%.
FONTE: www.gaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário