sábado, 26 de janeiro de 2013


Expodireto 2013 - “A menina dos olhos do setor primário”
Uma mostra da edição de 2013 será apresentada no lançamento da Expodireto no dia 28 de janeiro em Passo Fundo. Evento terá participação de autoridades, expositores e convidados

O lançamento oficial de uma das feiras mais importantes do setor de máquinas e implementos, sementes e produção animal e vegetal está prestes a acontecer. Comissão organizadora, autoridades, expositores e convidados estarão reunidos no Clube Comercial em Passo Fundo, às 12h do dia 28 de janeiro para o lançamento da Expodireto 2013

“A Expodireto é a vitrine do agronegócio. Ela é a menina dos olhos do setor primário, a oportunidade de desenvolvimento do agronegócio gaúcho”, afirma o presidente da Cotrijal Nei César Mânica. Conforme ele, no lançamento, será apresentado aos convidados uma mostra do que será a edição deste ano. “Temos certeza que pelas tendências do mercado e perspectivas de produção, será a maior de todas as feiras”, declara ele, esperando a presença maciça de autoridade e entidades.
Em entrevista ao Diário da Manhã, o presidente da Cotrijal Nei César Mânica destacou os principais pontos da edição de 2013 da Expodireto:



Expodireto

Além de toda a tecnologia de máquinas e equipamentos temos muitos lançamentos de novidades no setor. Também teremos um grande debate na questão da infraestrutura do setor primário e indústria que seria o Risco Brasil, na estrutura de ferrovias, estradas e armazenagem, por meio de uma audiência e encontros que terá como tema principal a questão da logística, baseado no custo que temos de transporte e escoamento de produção. Temos o custo alto de infraestrutura de rodovias e transporte e vamos debater para vermos o que podemos fazer de melhorias no processo. Serão muitos temas debatidos: fórum do milho, da soja do milho e do leite. Nesse ano também o Governo do Estado vai interiorizar na Expodireto, o que será muito importante.

Produção vegetal
As empresas vem trabalhando forte em cima das variedades que temos com potenciais enormes em fertilizantes e químicos. Vamos ter a apresentação pelas empresas de variedades com aumento de produção, para que o produtor possa usar essas tecnologias e participar da feira na busca de informações.

Produção animal
Um setor importante onde a cadeira de bacia leiteira será trabalhado, além da forte parceria com o Governo do Estado dentro das áreas de suinocultura, leite e aves. Termos também a Emater com alternativas para a pequena propriedade



(Melhorias estruturaus já estão em andamento / FOTO TIAGO DEBONA / ESPECIAL DM )

ÁREAS

Produção vegetal 
Para Gelson Melo de Lima, gerente da Unidade de Produção Vegetal, a área que congrega sementes, fertilizantes, corretivos, defensivos, instituições de pesquisa e universidades terá muitas novidades em 2013. “A feira já é uma grande. Na área de produção vegetal temos um espaço criteriosamente selecionado com as principais empresas em nível mundial que trabalham nessa área e investem milhões anualmente em pesquisa e desenvolvimento”, afirma ele.
Para Lima, o fato das empresas estarem na feira é garantia de muita inovação e tecnologia. “A cada ano as coisas mudam e a geração de conhecimento é grande. Teremos, juntas, as principais empresas na área de proteção de plantas, defensivos agrícolas, controle de insetos, pragas e doenças, nutrição de plantas e sementes das principais culturas”, aponta o gerente da área.





Agricultura Familiar

Um espaço que vem tendo destaque a cada ano na Expodireto é a agricultura familiar, que na edição de 2013 teve ampliado o número de estandes de 136 para 150 espaços, onde 14 serão para flores e folhagens, 50 para artesanato e 85 para agroindústrias. De acordo com a assistente técnica regional de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, responsável pela área de agroindústria na região de Passo Fundo, Doriana Miotto, para participar da feira, os empreendimentos devem estar cadastrados no Programa da Agroindústria Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), além de possuir alvará sanitário. 
Conforme ela, a grande procura todos os anos são por agroindústrias de embutidos, panificados, erva mate, doces e conservas, queijos, além de sucos engarrafados e naturais. “O pavilhão da agricultura familiar é uma oportunidade para as famílias empreendedoras divulgarem os seus produtos e para comercializar, já que é uma feira internacional e eles acabam tendo contatos com outros agricultores, com grandes empresários e pessoas de outros países promovendo uma troca de experiências”, avalia ela. 
As inscrições para o pavilhão da Agricultura Familiar encerram hoje, dia 25 e os interessados podem buscar a ficha de inscrição junto aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, ou pelo telefone (54) 3311-5066.
FONTE: www.diariodamanha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário