sábado, 26 de janeiro de 2013


Incentivo ao plantio direto evita erosão do solo no 3º Distrito de Canguçu




A realidade do Rincão dos Rossales, no 3º Distrito, está sendo modificada devido a um programa da Emater. O solo do local é um dos mais agredidos pela erosão causada pelo uso de técnicas convencionais de preparo do solo como lavração, gradagem e capinas intensas, unidos ao declive acentuado da região. Há cerca de dois anos, no entanto, os produtores de milho estão sendo incentivados a realizarem o plantio direto.

As lavouras são implantadas sobre a palhada de azevém com plantadora adubadora animal de simples operação. A ideia, segundo a Emater, evita o desgaste do solo que, comprovadamente, é um dos principais fatores da baixa produtividade das lavouras, comprometendo o desempenho financeiro das atividades rurais dos agricultores familiares.

“Como no sistema plantio direto há uma melhoria gradual da qualidade do solo a expectativa de produção para esta safra é superior à média municipal”, avalia James Pureza, técnico em agricultura da Emater.
Essas lavouras estão sendo utilizadas como unidades de referência para outros pequenos agricultores, principalmente aqueles que estão sendo atendidos no Programa RS Mais Renda. O programa fomenta a inclusão social e produtiva de pequenos agricultores, procurando melhorar as condições de vida das famílias através do acesso a direitos sociais e da geração de renda no meio rural.

FONTE: www.jornaltradicao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário