sábado, 26 de janeiro de 2013


Trigo: Sem tarifas para importações
Com a baixa na produção brasileira, a necessidade de comercialização de países de fora do Mercosul será beneficiada com a extinção provisória da TEC

A produção de trigo no Brasil na safra 2012/2013 chegou a 4,3 milhões de toneladas, uma quebra de 24% em comparação com a safra passada é um déficit importante, já que o volume representa apenas 40% do consumo histórico anual do país. Somente o estado do Rio Grande do Sul produziu cerca de 1,75 milhões de toneladas, bem abaixo das 2,64 milhões de toneladas da safra passada.

Com a baixa na produção brasileira e sem atender ao consumo interno, a segunda opção seria recorrer a Argentina, tradicional fornecedor nacional. No entanto, o clima também prejudicou as lavouras do país vizinho, que teve quebra de aproximadamente 32% e não vai fornecer a quantidade necessária do cereal neste ano.




(Oferta reduzida levará o país a buscar de trigo de outros países / FOTO DIVULGAÇÃO)

Extinção

Segundo o analista Renan Gomes da Safras & Mercado, com a quebra na produção, a escassez de trigo na Argentina e oferta reduzida levará o país a buscar de trigo de outros países, em especial América do Norte, como Estado Unidos e Canadá.
Conforme ele, a Tarifa Externa Comum (TEC), que é inexistente na comercialização entre países do Mercosul, pode ser extinta também para outros exportadores durante o período de entressafra do grão. “A tarifa é imposta pelos membros do Mercosul para taxar o trigo de fora do bloco em 10% do valor do produto. A partir de março, tem um forte indício de que a TEC vai ser extinta por um período, até entrar a safra brasileira, em setembro e outubro”, avalia.
FONTE:www.diariodamanha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário