sábado, 26 de janeiro de 2013


Clima preocupa agricultor
A frustração da safra passada da soja ajuda a deixar os produtores rurais apreensivos a cada sinal de que haverá novamente uma redução dos índices de chuva


A semana começou de forma preocupante para os agricultores que investiram na formação das lavouras de soja. Os 14 dias sem chuva reprisam o problema climático que o setor passou na safra 2011/2012, quando uma longa seca causou sérios prejuízos aos produtores rurais. O ano se iniciou com excelente quantidade de precipitações pluviométricas. Nos nove primeiros dias de janeiro foram mais de 100 milímetros de chuvas, que estão sem registro desde aquela data. Em fase crítica, a oleaginosa necessita de chuvas semanais com média que vai de 30 a 40 milímetros. A expectativa dos produtores do grão está para a previsão de chuva a partir de ontem, sexta-feira (25/01). “Estamos no limite para as lavouras de soja que começam a sentir com a pouca umidade do solo”, salienta o técnico agrícola da Cooperativa dos Agricultores de Chapada, Rafael Oppelt. 
A frustração da safra de soja passada por causa da seca registrada entre o final do ano de 2011 e primeiro trimestre de 2012 ajuda a deixar os produtores rurais apreensivos a cada sinal de que haverá mais uma vez uma redução na quantidade de chuva na região. Em função da queda de produtividade na safra 2011/2012 os sojicultores investiram em tecnologia para recuperarem na safra 2012/2013 o que foi perdido na colheita anterior.


Bons indicativos
Tecnologia foi empregada na maioria das áreas produtivas do grão e a Agricultura de Precisão teve um pequeno avanço dentro das grandes áreas rurais. Tudo aponta para uma safra com bons resultados. “A parte técnica de formação e manutenção das lavouras, que garantem potencial de produtividade, foi feito. A partir deste momento praticamente 100% do sucesso da safra se resume ao clima, que nas duas últimas semanas não corresponde com as nossas expectativas”, disse o técnico agrícola.

FONTE: www.diariodamanha.com

No site do INMET, observam-se reduzidos volumes de chuva nas estações climatológicas de Passo Fundo (0,6 mm no dia 24/01 e 2,0 mm no dia 25/01), Cruz Alta (1,2 mm no dia 24/01 e 0,2 mm no dia 25/01) e São Borja (0,2 mm no dia 24/01 e 0,6 mm no dia 25/01), entre os dias 24 e 25 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário