sábado, 26 de janeiro de 2013


Soja, na região de Santo Ângelo, necessita de chuvas para evitar perdas


Em Santo Ângelo, o último dia que teve chuva regular foi dia 5 de janeiro, de acordo com informações da Cotrisa foram 25mm. A última chuva registrada pela Cotrisa no Parque Industrial foi no dia 8, quando choveu 2mm. 
Sendo assim, com 20 dias sem chuvas regulares, podem ocorrer perdas na safra de soja que se encontra em fase de floração e algumas lavouras em formação de vagem, explica o técnico agrícola da Emater, Diomar Formenton. "São necessários no momento no mínimo 30 mm de chuva, para que a soja possa ter o desenvolvimento adequado", afirma Formenton. 
Em relação às doenças, o técnico agrícola informa que não foi registrado nenhum caso na Emater e se ocorrer será casos isolados, pois os produtores trabalham com controle preventivo.
A produtividade inicial da soja, de acordo com dados da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (Comea) era de 40 sacas por hectare, mas segundo Formenton, em reunião recente do Comea, a média passou para 42 sacas por hectare. "Claro que a projeção é em relação à média histórica do município, mas existem lavouras que a média da produtividade será bem maior", esclarece.
MILHO
Em relação à safra de milho, conforme Formenton, o plantio do cedo já está colhido e o safrinha está em desenvolvimento vegetativo, por isso a falta de chuva não teria um reflexo tão grande como para a soja. "O milho do cedo que já foi colhido foi utilizado tanto para grãos como para silagem. E as áreas onde foi colhido, os agricultores já plantaram milho novamente", afirma o técnico agrícola. A média de produtividade para a safra de milho é de 70 sacas por hectare.
COMPARATIVO
Na safra anterior a produtividade inicial projetada para a soja era de 40 sacas por hectare, porém com a seca, a média final ficou em 5 sacas/hectare, registrando uma quebra de 87,5%, devido a seca prolongada que atingiu todo o ciclo da cultura.
Já a safra de milho a média inicial projetada era de 70 sacas/ha, contudo a colheita foi de apenas 21 sacas por hectare, com perdas estimadas em 70%. 

FONTE: www.atribunars.com.br

As previsões não são animadoras. O Climatempo não prevê chuva para o período compreendido entre os dias 26/01 e 04/02. Já a SOMAR Meteorologia prevê 3 mm para a próxima sexta-feira (01/02).


Nenhum comentário:

Postar um comentário